Check-in
Alcobaça e Nazaré assinalam 45 anos do 25 de Abril

Alcobaça e Nazaré vão comemorar os 45 anos da Revolução do 25 de Abril com atividades e programas abertos à comunidade.

24 Abril, 2019

Alcobaça e Nazaré assinalam 45 anos do 25 de Abril

Os 45 anos da revolução do 25 de Abril serão assinalados em Alcobaça com um programa inteiramente dedicado à prática desportiva. O Dia Aberto do Desporto disponibilizará várias atividades para a família em diferentes recintos desportivos da cidade, numa iniciativa que pretende “fomentar o interesse pela atividade desportiva, proporcionando a possibilidade de experimentar várias modalidades de forma livre e gratuita”.

A já tradicional caminhada, com partida e chegada junto ao Mosteiro, está marcada para as 10 horas. Numa distância de aproximadamente 7 quilómetros, haverá aquecimento no início e alongamento no final, com oferta de t-shirt’s. No âmbito da política de redução de plásticos em eventos desportivos, o município vai oferecer uma garrafa reutilizável ou permitirá encher a garrafa através de um dispensador de água.

Durante a tarde, as Piscinas de Alcobaça e de Pataias, os Campos de Ténis de Alcobaça, o Pavilhão Municipal e o Estádio Municipal estarão de portas abertas. Os campos de ténis estarão abertos com monitor para ajuda e orientação aos utentes das 15 às 18 horas. No pavilhão, está agendada uma demonstração de hóquei às 15 horas e uma aula aberta de patinagem às 16 horas. No estádio o campo de futebol n.º 2 estará disponível para futebol de 5.  A Piscina de Alcobaça estará em horário livre gratuito das 15 às 18 horas e em Pataias, além do horário livre entre as 15 e as 16:30 horas, haverá mega aula de hidroginástica (16:45 às 17:30 horas), aula de yoga no exterior (15:30 às 16:15 horas) e padel gratuito (15 às 17:45 horas).

As atividades desportivas decorrem em paralelo com as tradicionais e solenes iniciativas. A deposição de coroa de flores no monumento do General Humbero Delgado, na Cela Velha, decorrerá pelas 12 horas, seguindo-se depois a deposição de flores no monumento do 25 de Abril, em frente ao Paços do Concelho. A sessão solene decorrerá no auditório da Biblioteca Municipal às 15:30 horas.

Na Nazaré as celebrações vão ter início com o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho, acompanhado da atuação da Banda Comércio e Indústria das Caldas da Rainha. Para as 10:30 horas, no Cine-teatro da Nazaré, está marcada a cerimónia oficial, que vai contar com a intervenção de oradores convidados da Assembleia Municipal e que irá culminar com as atuações musicais de Júlio Estrelinha e Valter Loureiro.

Também a Biblioteca da Nazaré vai promover no dia 26, no salão do Mar-Alto, uma sessão com o 9.º ano da Escola Amadeu Gaudêncio sob o mote "Portugal antes e depois de abril de 74", com a participação de Manuela Bernardino e Norberto Isaac.

Veja também

09 Novembro, 2021
Ir a Alcobaça e não comer no Restaurante António Padeiro é como visitar o Vaticano e não ver o Papa à janela! Como Alcobaça fica um pouquinho mais perto, fomos ouvir a missa gastronómica que...
18 Outubro, 2021
  Até dia 21 de novembro há várias visitas acompanhadas pelos mais recentes percursos marcados pelo município de Alcobaça, pensados para todos os tipos de caminhantes — solitários ou em...
24 Setembro, 2021
O Castigo era um daqueles restaurantes que já andava a catrapiscar há algum tempo e estas férias de Verão foram o momento certo para atacar "a estrela da companhia", que é como quem diz: as suas...