Palcos
Cistermúsica traz programação musical em tons de outono
Carolina Calado

O Cistermúsica traz novas cores musicais ao Outono, assumindo-se cada vez mais como uma plataforma de programação ao longo do ano 

29 Outubro, 2021

Cistermúsica traz programação musical em tons de outono

Depois de levar ao Cine-teatro de Alcobaça, no passado domingo, a ópera de bolso “La Vida Secreta”, centrada no mundo surreal do pintor espanhol Salvador Dalí, o Cistermúsica apresenta, no âmbito da programação Fronteiras, mais três espetáculos com entrada livre, em vários concelhos da região Oeste, até ao dia 30 de novembro.

Numa organização do Clube Alcobacense com produção da Banda de Alcobaça - Associação de Artes, o ciclo prossegue no próximo domingo, no Cine-teatro da Nazaré, às 21:30 horas, com o Grupo Música Contemporânea Lisboa a apresentar um programa que constrói pontes entre a tradição musical e a vanguarda da contemporaneidade, sob a direção de Rui Pinheiro. Além de revisitar encomendas antigas, o concerto será marcado por três estreias absolutas de peças de António Victorino d’Almeida, Alexandre Delgado e Carlos Marecos.

Já no dia 28 do próximo mês, o Grupo de Instrumentistas de Sopro da Banda de Alcobaça (GISBA), atua no Átrio da Câmara Municipal de Alenquer, às 16 horas, num concerto de homenagens aos compositores Ígor Stravinsky, Eurico Carrapatoso, Claude Arrieu e György Ligeti.

Este ciclo de programação encerra com a atuação do ensemble de percussão Drumming GP, onde serão apresentadas obras de compositores portugueses, nomeadamente Daniel Bernardes, Miguel Oliveira e José Alberto Gomes, em diálogo com algumas peças do conceituado músico norte-americano Philip Glass. O local e o horário do concerto serão brevemente anunciados.

O Cistermúsica assume-se cada vez mais como uma plataforma regular de programação musical com propostas ao longo de todo o ano e, neste sentido, além do ciclo Fronteiras, vai apresentar, nos próximos dias 5 e 7, dois espetáculos, em Alcobaça.

O primeiro leva a Orquestra Sem Fronteiras e o solista espanhol Joan Seguí Mercadal, no órgão positivo, ao Refeitório do Mosteiro, às 21:30 horas, para um concerto imersivo onde o público pode construir a sua própria experiência sonora.

Já no dia 7, será exibida no Cine-Teatro, às 18 horas, a ópera de marionetas “El Retablo de Maese Pedro”, pela Orquestra Filarmonia das Beiras e a S.A. Marionetas. A obra de Manuel de Falla conta uma passagem da obra de Cervantes, Dom Quixote de La Mancha, onde o compositor recria com a sua música um ambiente medieval, recorrendo a uma escrita neoclássica que combina diferentes épocas e estilos, desde a música antiga, o folclore, música de caráter litúrgico e linguagens mais vanguardistas. 

A produção integra também a programação do festival Books & Movies e resulta de uma parceria do Cistermúsica com o Festival Música em Leiria e os Festivais de Outono da Universidade de Aveiro. 

Alcobaça · Alenquer · Nazaré e outros locais a anunciar

Veja também

16 Maio, 2022
Em 2009, no ano em que se celebrava o 10º aniversário da morte de Amália Rodrigues, os músicos Nuno Gonçalves e Sónia Tavares (The Gift), Fernando Ribeiro (Moonspell) e Paulo Praça...
08 Abril, 2022
Numa primeira leitura, este seu nupérrimo e conceptual Dois Quartetos Sobre o Mar reavivou-me a faculdade de já conhecer as virtualidades musicais de Mário Barreiros desde pequenino, nomeadamente...
05 Fevereiro, 2022
Entrou-me, de repente, pelo e-mail adentro: Almanzor Jazz Fest. Almanzor. Jazz. Fest. Qual ataque inimigo que chega no breu da noite, inesperadamente, sem que estejas a contar....