Ansiedade, raiva, frustração ou aborrecimento são emoções que os jovens têm experienciado em confinamento, mas há um curso que pode ajudar (miúdos e graúdos, todos!) a lidar melhor com este desafiante período das nossas vidas.
Este é o curso online e gratuito que ajuda os jovens a lidar com emoções
"Confinamento 101" é um curso online e gratuito pensado para jovens que estão a ter dificuldade em gerir as emoções mais comuns num período de tensão como este que vivemos. Compreender emoções como a ansiedade, a raiva ou frustração e o aborrecimento, é o ponto de partida dos episódios que a What Drives Youth vai disponibilizar ao longo de três semanas e que podes acompanhar no canal de Youtube, aqui.
Os vídeos são disponibilizados às segundas, quartas e sextas-feiras, num total de 9 episódios, sempre com a mesma estrutura: a cada semana é abordada uma emoção, num primeiro vídeo, as causas e efeitos, depois como reenquadrar essa emoção de forma a percepcioná-la de uma forma mais positiva e, por fim, um terceiro vídeo com estratégias para ultrapassar esse estado emocional.
Com uma linguagem acessível e através de vídeos curtos, com aproximadamente 15 minutos, João Mateus, formador profissional e rosto da What Drives Youth, procura dar ferramentas para que outros jovens consigam gerir emoções, manter a motivação e bem-estar nesta fase.
“Assim que entrámos em confinamento começámos a ver imensos jovens a dizer que estavam a ter dificuldades em lidar emocionalmente com este período. Imediatamente começámos a pensar o que podíamos fazer para ajudar o máximo de jovens possíveis. E foi assim que nasceu o Confinamento 101”, contou-nos.
Além do curso no canal de Youtube, outros conteúdos complementares ao curso serão disponibilizados no Instagram, entre os quais 3 diretos com psicólogos especializados.
Uma startup que guia os jovens para o sucesso
A What Drives Youth é uma startup sediada em Alcobaça e focada em soft e meta skills, procurando fornecer aos jovens as melhores ferramentas e estratégias para ajudá-los a atingir o sucesso escolar, profissional e pessoal.
Apoiada pelo fundo StartUp Voucher, esta “escola digital” pretende complementar o currículo regular dos jovens do ensino secundário e ajudá-los a ganhar habilidades comportamentais como gestão emocional, motivação ou métodos de estudo.