Lazer
Este fim de semana todos os caminhos vão dar a Leiria

Dias 22 e 23 de maio Leiria celebra o seu feriado municipal com inúmeras atividades pela ruas. 

Este fim de semana todos os caminhos vão dar a Leiria

Será um fim de semana festivo por Leiria, que comemora o Dia da Cidade ( 22 de maio), data que será marcada pela reabertura do Castelo, agora mais acessível e mais convidativo do que nunca, mas também de muitos happenings por toda a cidade. Cumprindo todas as regras da DGS, aventura-te pela cidade e desfruta de um ambiente de festa. Destacamos aqui algumas das atividades que não deves perder. 

Reabertura do Castelo de Leiria 

Esteve "fechado a sete chaves" durante quase três anos, para uma requalificação que introduz um novo circuito de visita, contempla um anfiteatro e ainda três elevadores que vão facilitar a vida aos visitantes. A reabertura ocorre no dia da cidade, com entrada gratuita e muita animação: performances de dança, uma conferência de homenagem ao historiador natural de Leiria, José Mattoso, que será transmitida em streaming nas redes sociais do Município e ainda um concerto do Decateto de Metais de Leiria. 

Dica: se preferires visitar o Castelo com mais tranquilidade, fica a saber que as visitas gratuitas serão prolongadas até junho. Consulta horários e outra informação aqui.

 

"Pontes de Contacto" unem pessoas, culturas, ideias, religiões, valores e gerações

 

Durante o dia de sábado as pontes que acompanham o caminho do rio Lis (algumas das quais aqui já referidas) serão palcos para uma série de performances que juntam vários grupos artísticos da cidade, entre os quais a Escola de Dança Clara Leão e a Samp - Sociedade Artística e Musical dos Pousos, com propostas de dança, música e fotografia. 

"Este projeto sente as 6 pontes como o elo de ligação entre margens, lugares de encontro e de intersecção, que abreviam distâncias e encurtam caminhos. E ainda mais como construções que ligam pessoas, culturas, ideias, religiões, credos, valores e gerações", divulgou a organização conjunta do Município e da Rede Cultura 2027. 

Consulta toda a programação aqui

 

Tirar um retrato na (e da) cidade

A iniciativa "Tipo-passe" vai concentrar fotógrafos em oito pontos estratégicos da rua Direita, dispostos a retratar ao ar livre todos os que quiserem ser fotografados, individualmente ou em família. Entre os fotógrafos convidados estão a leiriense Rita Carmo, conhecida fotojornalista do Blitz e Nuno André Ferreira, recentemente premiado no World Press Photo 2021. A iniciativa é do coletivo Café Central e terá lugar das 11h às 13h, oferecendo a Leiria e aos leirienses uma memória da cidade em 2021, através dos retratos de quem a vive e habita.

Celebrar Francisco Rodrigues Lobo

A praça mais conhecida da cidade leva o seu nome, mas nem todos estão a par da importância de Francisco Rodrigues Lobo (1621-2021), considerado um dos grandes vultos da poesia portuguesa. A celebrar 400 anos da sua morte, a cidade apresenta um programa comemorativo com eventos que darão a conhecer alguns aspetos da vida e obra do poeta leiriense, com a inauguração de uma exposição, o lançamento de um livro e ainda um roteiro cultural. Toda a informação aqui

No dia 22, que além de Dia da Cidade é dia do Autor Português, Francisco Rodrigues Lobo também será recordado numa iniciativa da Avenida Cultural Leiria. Ao longo do dia, na Avenida Heróis de Angola haverá uma estátua viva do poeta leiriense, interpretada por António Santos ‘Staticman’, recordista mundial de imobilidade e detentor de vários recordes do Guiness. 

Primeira foto © Celina Isidoro 

22/05/2021 (Dia todo) a 23/05/2021 (Dia todo)

Veja também

21 Abril, 2022
O projeto “Festival em Tempo de Pandemia” partiu de um trabalho fotográfico da Sara Leonardo nos bastidores da 28.ª edição do Cistermúsica, no primeiro ano de pandemia (2020), a que...
05 Abril, 2022
Em 2022, a Academia de Dança de Alcobaça volta a levar aos palcos um espetáculo que assinala o Dia Mundial da Dança, a 29 de abril. Este dia foi criado em 1982 pelo Comité...
05 Abril, 2022
Esta sexta-feira, dia 22 de abril, pelas 21h30, o Cine-teatro de Alcobaça recebe o espetáculo "Coreografia", de João dos Santos Martins, um espetáculo de dança com uma componente de...