Onde passear
As nossas praias preferidas
João Sousa

Com a época balnear aberta, a Bússola preparou um roteiro das praias da região para que possas estender a toalha e aproveitar o dolce far niente.

27 Maio, 2021

As nossas praias preferidas

O verão está à porta e se há coisa que não falta no nosso litoral são praias, algumas onde o inverno costuma ir passar as férias de verão. Mas, a maioria tem areais extensos, o mar convida a mergulhos ou desportos com prancha e das esplanadas dá para aproveitar o sunset.

A Bússula dá-te umas dicas, desde o Osso da Baleia, em Pombal, até à Praia Azul, em Torres Vedras. Vem daí. 

Não te esqueças: antes de te fazeres à estrada, consulta a aplicação Info Praia para saber como estão as respetivas ocupações.

 

Praia do Osso da Baleia

Localizada em Pombal, é o local preferido dos habitantes do concelho. Tem acessibilidade a pessoas com locomoção limitada, é vigiada e está sempre limpa. É de frisar que tem bandeira azul e ondas de especial valor. Espreita aqui o roteiro que propomos por Pombal.

 

Praia do Pedrogão

Localizada no concelho de Coimbrão, em Leiria, a Praia do Pedrogão é a única praia e estância balnear do concelho. Dá nome à Mata Nacional do Pedrogão, dentro da qual está inserida. Apresenta Bandeira Azul e é acessível a pessoas com deficiência ou limitadas. É também uma praia com risco de desmoronamento das arribas devidamente sinalizadas. É uma praia que apresenta vários bares e restaurantes na marginal, para que possas passar um dia fantástico.

Praia da Vieira

Localizada a poucos quilómetros da Praia do Pedrogão, a Praia da Vieira pertence à vila e freguesia de Vieira de Leiria, no concelho da Marinha Grande. É limitada a norte pelo rio Lis e a sua pelo Pinhal de Leiria. É acessível a pessoas com deficiência e apresenta ondas de especial valor, ideal para desportos aquáticos. O areal tem vários quilómetros de comprimento.

 

Praia de São Pedro de Moel

Esta praia localizada no concelho da Marinha Grande é a preferida dos marinhenses. É uma praia bastante pequena comparativamente às demais, mas um sítio turístico que cativa cada vez mais pessoas. Apresenta ondas de especial valor e é isso que faz a Praia de São Pedro um destino para os surfistas, sendo também acessível a pessoas com mobilidade reduzida. 

 

Praia das Paredes da Vitória

Esta extensa praia localizada no concelho de Alcobaça é o sítio ideal para aprenderes a fazer surf, graças às suas ondas de especial valor. É uma praia costeira, com Bandeira Azul e acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

 

Praia da Nazaré

A Praia da Nazaré é uma das mais tradicionais vilas piscatórias portuguesas, sendo a praia de banhos mais concorridas do litoral Oeste. É uma praia de bandeira azul, é acessível a pessoas de mobilidade reduzida e apresenta um médio risco de derrocada. Tem uma Bola Nívea, que é uma raridade nos dias que correm, e as tradicionais barracas de praia, que são uma das características principais deste areal.

 

Praia de São Martinho do Porto

Localizada em São Martinho do Porto, no concelho de Alcobaça, esta praia apresenta uma bela lagoa para os banhistas se refrescarem. É o paraíso para as famílias numerosas e para quem vai com os miúdos para a praia. Com bandeira azul, apresenta um baixo risco de derrocada. Dado que se trata de uma lagoa, não é possível praticar desportos aquáticos.

 

Praia da Foz do Arelho

Localizada no concelho de Caldas da Rainha, esta praia apresenta zona de banhos, windsurf e restaurantes nas proximidades. Tem Bandeira Azul e é acessível a pessoas com mobilidade reduzida. Uma das preferidas dos habitantes do concelho.

 

Praia Baleal Norte

Baleal é uma pequena peninsúla situada a norte de Peniche, separada do continente por um tômbolo, formando uma praia de fina areia branca. É uma praia costeira com Bandeira Azul, com ondas de especial valor, o que torna esta praia uma ótima escolha na prática de desportos aquáticos.

 

Praia Azul

Localizada em Torres Vedras, esta praia apresenta um areal gigante de extensos quilómetros. Apresenta Bandeira Azul, é acessível a pessoas com mobilidade reduzia e é um sítio excelente para aprender a fazer desportos aquáticos, graças às suas ondas de especial valor.

Propomos-te o desafio de visitares a maior quantidade de praias da região este verão, para ficares a conhecer ainda mais sobre o nosso território e para partilhares connosco.

Veja também

19 Junho, 2021
Santuário de Fátima. Integro o grupo de curiosos e sedentos de passeios turísticos. Recebe-nos Deolinda Silva e Sérgio Francisco, da Câmara Municipal de Ourém. Joel Marques, de sorriso...
08 Junho, 2021
Uns acabam de chegar de Alcobaça, outros de Leiria, Batalha e ainda Caldas da Rainha. O grupo reúne-se nos Paços do Concelho, cheio de vontade de conhecer a terra que, logo ali, junto ao edifício...
24 Maio, 2021
Antes de saíres de casa, prepara uma roupa e uns ténis confortáveis, traz um casaco (vai dar jeito), uma garrafa de água, prepara uma merenda para o almoço (se gostares de piqueniques) e coloca...