Tech
Orçamento Participativo: tens uma palavra a dizer sobre o teu concelho?
João Sousa

Já estão a decorrer em vários municípios da região os Orçamentos Participativos, um instrumento de participação cívica que está à distância de um clique. 

12 Abril, 2021

Orçamento Participativo: tens uma palavra a dizer sobre o teu concelho?

Comecemos pelo essencial: o que é o orçamento participativo? Trata-se de um mecanismo de democracia participativa que dá aos munícipes o poder de decidirem como devem ser investidas as verbas dos orçamentos públicos. É um meio para todos terem a oportunidade de propor e debater projetos de interesse geral para o concelho.

 

Bons exemplos em vigor na região

 

O município de Porto de Mós entende que o orçamento participativo “incentiva o diálogo entre eleitos, técnicos municipais, cidadãos e a sociedade civil organizada, na procura das melhores soluções para os problemas, tendo em conta os recursos disponíveis”. No ano de 2020 o projeto vencedor foi proposto pela munícipe Susana Reis e defendia a conservação e restauro da Talha Dourada da Antiga Igreja Matriz de Mira de Aire. Este ano o concelho aceita a apresentação de propostas até dia 30 de abril e alargou a idade de participação a partir dos 16 anos, que pode ser feita neste endereço

 

 

O município de Arruda dos Vinhos tem o orçamento participativo a decorrer, tendo também alargado a idade mínima de participação para os 16 anos. Com um orçamento atribuído de cinco mil euros, já é possível apresentar candidaturas até ao dia 30 de abril aqui.

 

Torres Vedras também é um dos municípios com orçamento participativo a decorrer, sendo que só é possível apresentar candidaturas ao município até dia 16 de abril, neste website. Até ao momento conta com cerca de 86 participantes registados e 18 propostas apresentadas em prol do município.

Dia 30 de abril é a data limite de candidaturas ao Orçamento Participativo da Lourinhã, que podem ser submetidas neste endereço. O município conta com um orçamento de 75 mil euros e cada proposta não pode ultrapassar o valor máximo de execução de 20 mil euros.

 

Está na tua mão

Se vives num destes municípios e tens boas ideias que sejam exequíveis e façam evoluir o teu concelho, não hesites em registar-te no respetivo site e em apresentar a tua proposta. Se não fores a tempo de lançar a tua própria ideia, podes sempre contribuir depois, no período de votação, e votar nos projetos que entenderes mais importantes para desenvolver o teu concelho. Participar está à distância de um clique. 

©  Sketch de André Duarte Baptista

Veja também

19 Junho, 2021
Quando queremos conhecer (melhor) alguém, começamos por perguntar trivialidades e, dependendo da reciprocidade, avançamos ou não para perguntas mais pessoais. Havendo interesse amoroso, as...
O2
25 Março, 2021
Para quem está a ler e não sabe ao certo o que é o geocaching, não há motivos para desistir da leitura. Trata-se de uma atividade recreativa ao ar livre, feita em família ou isoladamente, que...
O2
18 Março, 2021
  Sob o lema “Restauro Florestal: o caminho para a recuperação e o bem-estar”, e para comemorar o Dia Internacional das Florestas, que se celebra a  21 de março, o Instituto da...