Gula
Quem passa pelo Castigo não passa sem lá voltar
Leila Gato

Fomos ao restaurante O Castigo e viemos sem remorsos e com uma certeza: queremos voltar. 

24 Setembro, 2021

Quem passa pelo Castigo não passa sem lá voltar

O Castigo era um daqueles restaurantes que já andava a catrapiscar há algum tempo e estas férias de Verão foram o momento certo para atacar "a estrela da companhia", que é como quem diz: as suas carnes! 

Quando passámos a placa de Évora de Alcobaça avistámos logo um aglomerado de pessoas junto a um restaurante de beira de estrada e dissemos "bem, parece que chegámos e isto promete ser uma noite animada". E foi! Depois de um pequeno compasso de espera devido à reserva que tinha feito quase um mês antes via Instagram, fomos sentados numa mesa catita.

Uma primeira palavra sobre o serviço: exemplar e de quem parece gostar mesmo do que faz e saber mesmo muito sobre a matéria prima que ali circula pelas mesas. Vínhamos com a Rubia gallega debaixo de olho e acabámos por pedi-la bem como uma peça de Wagyu. E amigos, aqui entre nós, foram 600 gramas de puro prazer. A wagyu desfazia-se na boca de tal forma que passámos uma parte do jantar em silêncio - e não não foi porque somos um casal que já chegou a esse ponto da relação. 


A Rubia gallega também era intensa de sabor, talvez pela forma como esta espécie é criada, apenas lhe falta aquele marmoreio que tanto aprecio, mas só escrevo sobre isso porque pedimos duas carnes distintas e queria explicar porque gostei mais de uma do que de outra.

Quanto aos acompanhamentos também não nos podemos queixar: batata acabadinha de fritar, açorda e um arroz de feijão malandro que só ele. Mas não resistimos a pedir uma "saladinha fresquinha" para desenjoar. 


Notas ainda muito positivas para a carta de vinhos, bem organizada e com muitas opções. Amantes de vinhos do Dão que somos fez-nos escolher um dos vinhos da colecção Titular da Caminhos Cruzados e descobrimos ainda uma queijaria da região que tem um queijo amanteigado divinal: a Flor do Vale. Para quem vive em Lisboa, anotem e espalhem a palavra: vende-se na Erva D'Ouro no mercado de Campo de Ourique. 


Fossem todos os castigos assim! Por aí, há mais alguém já foi "ao castigo" e está com vontade de voltar?

Restaurante O Castigo
Estr. Eng. Vieira Natividade 20
2460-477 Évora de Alcobaça

Veja também

09 Novembro, 2021
Ir a Alcobaça e não comer no Restaurante António Padeiro é como visitar o Vaticano e não ver o Papa à janela! Como Alcobaça fica um pouquinho mais perto, fomos ouvir a missa gastronómica que...
18 Outubro, 2021
  Até dia 21 de novembro há várias visitas acompanhadas pelos mais recentes percursos marcados pelo município de Alcobaça, pensados para todos os tipos de caminhantes — solitários ou em...
07 Setembro, 2021
É um grande evento e este ano mais esperado do que nunca, depois de uma interrupção em 2020, por causa da pandemia. A 7.ª edição do Leiria Sobre Rodas chega nos próximos dias e dá palco...