Atenção apaixonados pelo geocaching: já há 12 geocaches escondidas para explorar na envolvente das termas da região Centro
Uma ‘caça’ aos tesouros escondidos nas Termas do Centro
Para quem está a ler e não sabe ao certo o que é o geocaching, não há motivos para desistir da leitura. Trata-se de uma atividade recreativa ao ar livre, feita em família ou isoladamente, que consiste em procurar e encontrar objetos georreferenciados, denominados de geocache.
Os praticantes começam a atividade por verificar as indicações de cada local neste endereço e depois, utilizando um dispositivo com recetor de GPS, que até pode mesmo ser o telemóvel pessoal, podem aceder aos geocaches. No final, registam e partilham as experiências com a comunidade e nas redes sociais. É uma verdadeira ‘caça ao tesouro’ que “faz bem à saúde, combate o sedentarismo, promove o bem-estar e potencia o sentido social dos participantes”, sublinha Adriano Barreto Ramos, coordenador da rede Termas Centro, a propósito desta primeira fase da instalação de um conjunto de geocaches no território.
12 motivos extra para explorar a envolvente das termas do Centro
Até ao momento, já foram instaladas 12 geocaches em cinco das vinte estâncias que compõem a rede das Termas Centro: Alcafache, Carvalhal, Felgueira, Sangemil e São Pedro do Sul, todas no distrito de Viseu. Seguem-se os distritos de Aveiro, Coimbra e Leiria, em locais como as Termas do Luso, Termas das Caldas da Rainha e Termas da Piedade (Alcobaça), entre outros.
Foram escondidas por uma equipa do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra, que fez o levantamento prévio da oferta de geocaching no território, a que se seguiram ações de trabalho de campo, para reconhecimento e georreferenciação dos pontos de interesse, escolhidos pela sua importância histórica e cultural.
Pretende-se que a rede de geocaching Termas Centro venha a disponibilizar cerca de 50 geocaches para os aficionados e também novos aventureiros, com vista a “estimular a vinda de novas pessoas às estâncias termais da região, a partir do momento em que seja possível circular em segurança”, adianta Adriano Barreto Ramos.
Se gostas de exercício físico e da envolvente da natureza, recomendamos vivamente que juntes um ou dois amigos e, praticando as medidas de segurança impostas pela Direção-Geral de Saúde, experimentes estes novos geocaches, explorando o património natural e cultural do nosso território.
© Paulo de Carvalho (Fotografias 2, 3 e 4)