Lifestyle
Uma mão cheia de podcasts “locally-made” que não podes perder
Sara Alves Silva

A febre dos podcasts chegou à região e descobrimos 11 conteúdos produzidos regularmente por pessoas do Centro e Oeste sobre temas tão diversos como tecnologia, desenvolvimento pessoal, moda, culinária ou altruísmo.

12 Fevereiro, 2021

Uma mão cheia de podcasts “locally-made” que não podes perder

De volta a uma nova quarentena, ao isolamento social e à descoberta de como ocupar o nosso tempo livre, de preferência aprendendo algo novo: acredito que seja assim que grande parte de nós se encontra neste início de ano 2021. Pensando nisso, na Bússola indicamos-te o norte com a partilha de alguns dos melhores podcasts que se fazem na zona Centro e Oeste. Tecnologia, desenvolvimento pessoal, culinária, altruísmo: estes são apenas alguns dos temas que servem de mote às conversas partilhadas através desta nova forma de comunicação. 

Mas como definir o que são podcasts e o que os torna tão populares? Semelhantes aos programas de rádio, os podcasts têm a vantagem de não terem hora marcada e poderem ser ouvidos quando quisermos e via online, através do computador, tablet ou smartphone, selecionando os episódios que mais nos interessam. Geralmente consistem em entrevistas com convidados que falam sobre temas específicos, mas também podem ser conversas em tom de monólogo, meras divagações que nos fazem rir ou refletir. O seu sucesso talvez se deva ao formato descontraído e descomprometido, a par da sensação de que há alguém do lado de lá a fazer-nos companhia e a falar para nós.

Fiquem a conhecer estas nossas sugestões de podcasts feitos em, ou por, gentes da nossa região que, garantimos, são uma das melhores formas de ocupar o nosso tempo livre: 

 

Saguaro weekly guide, de Teresa Radamanto, coach de saúde. Embalados pela voz harmoniosa e bem-colocada desta ex-radialista, ficamos a conhecer “pessoas cuja história de vida personifica a simbologia do incrível, persistente e resistente saguaro”, um cacto nativo da região do Deserto de Sonora que aqui serve de metáfora para as “histórias de transformação com testemunhos na primeira pessoa” que vale a pena escutar.

O Ar é de Todos, de João Neves, jornalista. Neste podcast de “conversas informais sobre assuntos sérios com pessoas que transformam as suas comunidades”, respiram-se e expiram-se exemplos de “cidadania ativa e participativa”. Através das entrevistas, ficamos a conhecer pessoas de diferentes áreas de atividade que nos inspiram a seguir o seu exemplo de tornar este mundo num sítio melhor.

What drives you, de João Mateus, coach na Academia do Sim. Para começar, basta dar o primeiro passo. Mas, se não souberes em que direção, o João poderá ser a tua bússola neste podcast de “histórias, estratégias e ferramentas de pessoas que têm bem claro o que as move”. O objetivo é permitir a quem o escuta “sentir-se inspirado para tomar ação nalguma coisa na sua vida”, por isso talvez encontres aqui o ponto de partida para a tua jornada.

 

Mediacast, de Kevin Ferreira, marketeer digital. Se encontras no empreendedorismo a tua inspiração, vais gostar de conhecer este podcast. Nele, o Kevin partilha reflexões e estratégias “para o meio digital e offline” com o objetivo de fazer com que “a tua empresa, os teus projetos e até mesmo tu alavanquem os melhores resultados possíveis”.
 

 

Entre Marias 100 Tabus, de Margarida Mateus. Neste podcast cabem as vozes de 4 “Marias” e dá-se espaço à desmistificação de tabus “com humor e descomplicadamente”. Poderíamos dizer que são conversas de empoderamento feminino, mas nelas encontramos um pouco de todos os géneros de temas do “quotidiano” que as Marias fazem questão de despir nas suas entrevistas.

Olipodcast, de Cátia de Jesus, content creator. Uma voz amiga que nos faz companhia, assim é este podcast. Nascido no começo da pandemia da covid-19 e destinado a “quem gosta de uma boa conversa entre amigos”, nele a Cátia fala-nos de temas que fazem (ou faziam) parte do nosso dia-a-dia antes, durante e depois da quarentena, para contrabalançar momentos mais solitários.

Sem Limites com a Mia, de Maria Beatriz Esperança, estudante. “Sem Limites é viver sem obstáculos no teu caminho”: este é o mote de Maria Beatriz e o salto para um podcast de “desenvolvimento pessoal e empreendedorismo com vários convidados”. Não há limites de idade, de recursos ou de ambição para alcançarmos o que queremos e as vidas contadas neste podcast refletem isso mesmo.

Mudo Podcast, de Samuel Traquina, músico, e companhia. Um podcast que é, simultaneamente, um espaço de encontro de pessoas com conversas fluidas sobre “ideias, arte, criatividade e tecnologia”. Nele, os cinco “mudos” fazem-se ouvir para dar a conhecer, cada um à sua vez, pessoas que inspiram à mudança tendo como mote a provocação “Tu, estás mudo ou mudas?”.

Cuidado! Ele está na cozinha!, de Emanuel Moura, radialista. Com uma boa dose de humor e uma pitada de organização, Emanuel traz-nos “a receita do dia” indicando-nos como cozinhar receitas práticas para o dia a dia. O que não nos ensina, porém, é a controlar a água na boca e a fome que a descrição do passo a passo nos provoca! Definitivamente, um podcast para ouvir antes do almoço ou do jantar.

Assim se fez a história, de Vânia Gonçalves, Ricardo Domingos e Emanuel Moura, radialistas. Um podcast que concentra em poucos minutos a simbologia do dia presente, seja uma efeméride, data histórica ou homenagem a uma personalidade. É como um concentrado de curiosidades para ouvir pela manhã e que poderá bem servir de desbloqueador de conversas ao longo do dia.


Nossa Moda, de Rafael Sousa Vicente, modelo e consultor de moda nascido e criado em Alcobaça, que recentemente adicionou a vertente de podcast ao seu blog com o mesmo nome, assumindo-se “o primeiro podcast português sobre moda nacional”. O Rafael tem vindo a conversar com designers portugueses como Nuno Gama e Dino Alves, mas também com talentos emergentes e outras figuras da indústria em live talks pessoais que discutem o presente e futuro da moda portuguesa.

 

Veja também

19 Junho, 2021
Quando queremos conhecer (melhor) alguém, começamos por perguntar trivialidades e, dependendo da reciprocidade, avançamos ou não para perguntas mais pessoais. Havendo interesse amoroso, as...
12 Abril, 2021
Comecemos pelo essencial: o que é o orçamento participativo? Trata-se de um mecanismo de democracia participativa que dá aos munícipes o poder de decidirem como devem ser investidas as verbas dos...
O2
25 Março, 2021
Para quem está a ler e não sabe ao certo o que é o geocaching, não há motivos para desistir da leitura. Trata-se de uma atividade recreativa ao ar livre, feita em família ou isoladamente, que...